quarta-feira, 11 de abril de 2012

E.T. O extra terrestre


Lançado no verão de 1982, o filme de Steven Spilberg é um dos clássicos da geração 80. A história, sobre um alienígena perdido na  Terra que recebe a ajuda de um garoto de 10 anos para fugir de agentes do serviço secreto americano e retornar ao seu planeta, faturou quatro Oscar: Trilha Sonora, Efeitos Especiais, Efeitos Sonoros e Som. E foi ainda indicado em outras cinco categorias: Filme, Diretor, Roteiro Original, Fotografia e Edição. É responsável por uma das cenas antológicas da telona, em que E.T. e seu amigo Elliot voam de bicicleta na frente da Lua. E.T. é um dos filmes mais bem-sucedidos da história do cinema: faturou, no ano de lançamento, setecentos milhões de dólares.



Você sabia?
  • Duas das crianças do filme, Érika Eleniak e Drew Barrymore, muitos anos depois chegaram a posar nuas para a Playboy americana.
  • No relançamento do filme, em 2002, Spielberg mexeu em 140 cenas e acrescentou cinco minutos no longa. Uma das novidades incluídas é quando o alienígena demosntra estar na maior curtição, coberto de água na banheira, para desespero de Elliot. A cena original foi realizada com um boneco hidráulico, que na hora não funcionou, fazendo com que toda a seqüência fosse banida na montagem de 1982.
  • Foram usados quarto E.T.s no filme. Um totalmente eletrônico, outro manipulado com fios invisíveis e um terceiro mesclando os dois recursos dos primeiros. O último era uma fantasia usada por dois atores anões, quando precisavam mostrar o E.T. andando.
  • Além dos anões, Spielberg contratou o ator Mattew de Merritt, nascido sem as pernas. O próprio Merritt criou o jeito de andar do E.T. bêbado de cerveja.


Lembrando que as informações são retiradas do livro Almanaque dos Anos 80 de Luiz André Alzer & Mariana Claudino, Editora Edouro 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário