domingo, 15 de abril de 2012

Perdidos na Noite com Fausto Silva

Um dos programas que mais tinham a cara dos anso 80, o Perdidos na noite, de Fausto Silva, peregrinou por três canais, sempre nas noites de sábado. Começou em 1984, na TV Gazeta, em agosto do mesmo ano mudou para a Record, e em abril de 1986 estreou na Bandeirantres, em rede nacional. Nos tempos da Gazeta, o programa era gravado no Teatro Brigadeiro e ia ao ar dentro do 23ª hora, de Goulart Andrade (por sinal, diretor do programa até a época da Bandeirantes). Foi Goulart quem levou Faustão para a TV, depois de três anos de sucesso de escrachado Balancê, transmitido pela Rádio Excelsior, em São Paulo. A partir da Record, o Perdidos passou a ser gravado no teatro Zácaro, com absoluta liberdade da platéia, que se manifestava com faixas e frases divertidas. No palco, era uma bagunça só: Faustão de costas para a câmera, fio por todo canto, convidados entrando na hora errada, palavrões que iam ao ar...  a irreverência e a popularidade acabaram fazendo com que a Globo contratase Fausto Silva, em 1989. Na Bandeirantes, entre 1987  e 1988, ele ainda chegou a ter outro programa, Safenados e safadinhos, que ia ao ar nas noites de quarta-feira.

Você sabia?

  • Perdidos na noite se chamaria Barrados no baile. Mas, na época Eduardo Dusek, quis cobrar dez milhões de cruzeiros pelos direitos do título e ninguém topou.
  • As apresentações ao vivo no programa começaram com os Paralamas do Sucesso, que em 1984 chegaram carregando instrumentos e pediram para tocar, em vez de dublar a música. A moda pegou, mas um ano depois Alcione foi fazer um playback e os técnicos de som não acertavam a faixa do disco. Quando enfim botaram na música certa, a agulha deslizou pelo LP. Irritada, a cantora saiu do palco e nunca mais voltou ao programa.
  • Nelson Alexandre, o Tatá, e Carlos Roberto, o Escova, que faziam hilárias imitações, começaram com Fausto Silva nos tempos do rádio, mas só seguiram no Perdidos até a Bandeirantes. Já a produtora Lucimara Parisi, que trabalha com o apresentador também desde a época do Balance, foi com ele para a Globo cuidar do Domingão do Faustão.

Vídeo da abertura retirado da TV Mofo.

Lembrando que as informações são retiradas do livro Almanaque dos Anos 80 de Luiz André Alzer & Mariana Claudino, Editora Edouro 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário